A Entidade de Turismo Alentejo/ Ribatejo entregou, ontem dia 7 de maio, os Prémios de Turismo 2016 numa cerimónia realizada no Centro Cultural Fialho de Almeida, em Cuba (Alentejo). O concelho de Salvaterra de Magos trouxe para casa quatro prémios em diferentes categorias.
A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos foi distinguida pelo seu contributo para o desenvolvimento turístico do Ribatejo com o Prémio “Melhor Projeto Público 2016”.
A Promartur, sediada em Marinhais, conquistou o Prémio Melhor Animação Turística pela dinamização da Rota do Escaroupim e da Cultura Avieira e as Casas do Falcoeiro, em Salvaterra de Magos, foi distinguida na categoria Melhor Alojamento Local.
A comissão executiva da Entidade de Turismo decidiu ainda atribuir o Prémio Especial Turismo do Alentejo/ Ribatejo 2016 ao Município de Salvaterra de Magos pelo contributo para o sucesso da candidatura “Falcoaria, um Património Humano Vivo”, apresentada conjuntamente com a Associação Portuguesa de Falcoaria e a Universidade de Évora, que culminou com a classificação desta prática de caça como Património Cultural Imaterial da Humanidade a 1 de dezembro de 2016.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, “o número e a diversidade dos prémios com que o concelho de Salvaterra de Magos foi distinguido pela Entidade de Turismo Alentejo e Ribatejo são o reconhecimento do esforço e do trabalho que os agentes económicos e o Município de Salvaterra de Magos vêm desenvolvendo ao longo destes últimos anos e são também um tónico para que, em conjunto, possamos prosseguir este caminho de promoção e valorização do nosso potencial endógeno, o que seguramente vai continuar a permitir reduzir o número de desempregados e desenvolver a economia local”.
Na cerimónia, além das nove categorias a concurso, foram também entregues: o Prémio “Agência Regional de Promoção Turística Externa do Alentejo”, o “Prémio Comunicação Alentejo / Ribatejo”, o Prémio Especial “Turismo do Alentejo / Ribatejo” e “Distinção Iniciativa”.